Na psicologia temos várias abordagens, com características distintas. Uma das principais características da Terapia Sistêmica é que ela está baseada na Teoria dos sistemas. O pensamento sistêmico, também chamado de pensamento holístico, é a habilidade de entender os fatos não apenas em si mesmos, mas em relação às outras pessoas e instâncias envolvidas na situação. A característica mais geral do pensamento sistêmico é a mudança de perspectiva das partes para o todo. Os sistemas vivos são integrados ao todo e suas propriedades não podem ser reduzidas às propriedades das partes menores deste sistema. Encara o mundo como um sistema, composto por sua vez por diversos sistemas menores, em que tudo está interligado.
A psicoterapia sistêmica, então, considera não só como foco o sujeito, mas toda a sua dinâmica relacional, levando em conta todos os sistemas em que está incluído, como família, trabalho, escola, relacionamentos, etc. Acredita que o sofrimento do individuo está relacionando à como interage com esses ambientes e também considera sua dinâmica interna diante dos desafios que se apresentam. Ou seja, não são as situações que nos fazem nos sentirmos de uma determinada maneira, mas sim, como pensamos e reagimos sobre elas.
Desse modo, as intervenções terapêuticas visam aliviar o estresse emocional, identificar as causas dos problemas de saúde mental, auxiliando o cliente a descobrir novas formas de lidar com as questões da vida, buscando a redução de conflitos, desenvolvendo autonomia e autorresponsabilidade.
No consultório presencial ou online, durante a sessão, sorrisos, lágrimas, lembranças boas e ruins, saudade, arrependimento, ansiedade, expressões de raiva e outras emoções podem se fazer presentes. É na sessão de terapia, que acontece a intervenção terapêutica, por meio da mediação verbal ou até mesmo de algumas técnicas não verbais. A riqueza desse processo se dá pelo estabelecimento do vínculo terapêutico e à partir desse momento, à medida que o sujeito se fortalece interiormente, entrando em contato com seus padrões de funcionamento, o ambiente torna-se facilitador e propícia a mudança.